FUNDEP firma parceria com UNIOESTE Campus Cascavel e Instituto São João para estruturar Laboratório para realizar exames da COVID-19

Previous Next

Com o objetivo de formar uma rede colaborativa para somar esforços no enfrentamento à COVID-19, a Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação – FUNDEP uniu forças com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Campus de Cascavel para viabilizar a estruturação do Laboratório de Bioquímica Molecular, vinculado ao Curso de Farmácia (CCMF) e Programa de Mestrado em Farmácia da Universidade, para realizar análises confirmativas para a Covid-19 e prestar serviços à comunidade externa.

A iniciativa, fomentada pela Professora Dra. Luciana Oliveira de Fariña, docente da UNIOESTE e Diretora Financeira da FUNDEP, envolve o Instituto São João, entidade sem fins lucrativos que, entre seus objetivos, promove a assistência social, que doou o valor de R$ 88.000,00 para a ação. A coordenação técnica desta ação está a cargo da UNIOESTE com equipe técnica formada por servidores do Campus e professores do curso de Farmácia e do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas. À frente dos trabalhos técnicos está a Professora Dra. Rita de Cássia Garcia Simão, responsável técnica pelo Laboratório.

Coordenando o gerenciamento financeiro e operacional da ação está a Gestora Administrativa da FUNDEP Mari Presrlak, que destaca o caráter colaborativo da parceria. “A colaboração é o caminho para o enfrentamento da situação atual de pandemia, bem como de qualquer ocasião adversa que surja. Essa ação conjunta, onde cada parceiro disponibiliza sua força, nos mostra a importância de fomentar uma cultura de colaboração, objetivando sempre o encontro de soluções e o bem da sociedade”. Mari fala ainda das vantagens para os envolvidos na ação, “a Universidade fomenta o ensino, a pesquisa e a extensão, colocando seu potencial à disposição da sociedade com projetos, a Fundação cumpre seu papel de ser um instrumento de apoio à Universidade e o Instituto fomenta projetos de grande impacto na sociedade, atingindo seu objetivo social”.

Segundo o Diretor Geral da UNIOESTE Campus de Cascavel, Anibal Mantovani Diniz, o convênio possibilita levar serviços à comunidade interna e externa. “A parceria possibilitará ofertar à população o exame a um preço mais acessível. Nós temos professores altamente qualificados e capacitados, e o laboratório que já existe, necessitava de calibração de equipamentos e readequação estrutural física para atender as exigências dos órgãos competentes, mas não tínhamos recursos suficientes para isso, nem para a compra dos insumos necessários. Com a parceria, poderemos implementar no Laboratório as condições necessárias, aprovadas pela Vigilância Sanitária, e assim, a população poderá ser beneficiada e ainda trazer recursos para manter o Laboratório nesta atividade e financiar outras pesquisas”.

O Presidente Executivo do Instituto São João, Dr. Jorge Luiz Santos, afirma ser um momento histórico. “Essa parceria tem o objetivo de podermos propiciar, nesse momento de pandemia, a oferta do exame RT-PCR que faz o diagnóstico do vírus, ainda na fase inicial da doença, para que se possa tomar as medidas adequadas para o tratamento. Isso vem de encontro à necessidade do município, sem dúvida trazendo benefício para todos”.

Após a reestruturação, que está em fase de acabamento, será solicitada a habilitação do Laboratório junto ao Laboratório Central do Estado (LACEN PR) para iniciar a realização dos exames. A expectativa é que o Laboratório inicie sua operacionalização em breve.


Imprimir