IDENTIFICAÇÃO E INCORPORAÇÃO DE AMOSTRAS NO HERBÁRIO UNOP

O Herbário UNOP, regulamentado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná em 2009 e localizado no município de Cascavel, região Oeste do Paraná, conta com cerca de 13.000 espécimes. As amostras depositadas no herbário, em sua maioria, são provenientes de Unidades de Conservação do Paraná como o Parque Nacional do Iguaçu (ParNa Iguaçu), Parque Estadual do Guartelá e RPPN Fazenda Santa Maria. Apesar de extremamente conhecido por sua beleza cênica o ParNa Iguaçu é pouco conhecido floristicamente. Os registros botânicos da coleção passaram pelo processo de informatização, utilizando o software BRAHMS, e estão disponíveis para consulta pública no speciesLink. Imagens das exsicatas estão sendo disponibilizadas em parceria com os projetos Herbário Virtual REFLORA e INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos. No ano de 2017, o Herbário UNOP foi inserido no Index Herbariorum, uma associação internacional com cerca de 3.000 Herbários. Em 2018, o Herbário iniciou projeto de extensão intitulado "Conhecendo o Herbário: um espaço não formal para o ensino da Biodiversidade", no qual disponibiliza visitas técnicas de alunos de Ensino Médio ou Graduação, com o objetivo de mediar conhecimento sobre a Biodiversidade florística da região e promover a Educação Ambiental por meio do desenvolvimento de atividades interativas com os alunos visitantes do Herbário. Desta forma o Herbário UNOP viabiliza atividades de projetos voltados para a comunidade, docência e pesquisa científica de diferentes instituições da região, promovendo a identificação e inserção de amostras botânicas no herbário UNOP para fins de pesquisa científica e consultoria.

Vem sendo realizado desde 1997, e tem como objetivo principal divulgar o conhecimento científico sobre o corpo humano à comunidade externa, oferecendo acesso ao material anatômico, cujo uso é limitado às instituições de Ensino Superior. Além disto, promove a interação entre a comunidade e a universidade; permite a inserção de estudantes da educação básica no meio universitário e contribui com a formação acadêmica de discentes de graduação e pós-graduação da UNIOESTE, sendo estes, futuros profissionais das Áreas da Saúde e Biológicas.
Através de visitas monitoradas ao Laboratório, o projeto atende escolas dos ensinos fundamental (oitavo e nono anos) e médio de Cascavel e das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, escolas profissionalizantes, cursos de graduação, corpo de bombeiros, soldados do Exército, grupos da terceira idade e comunidade em geral.

ATUAÇÃO

Identificação e incorporação de amostras no Herbário UNOP: Serviços de coleta de amostra biológica para pesquisa de terceiros: a equipe realiza a obtenção das amostras em campo (em região próxima ao Herbário). Valor: R$ 160,00 por amostra. Serviços de identificação de amostra biológica e inserção no Herbário. Valor: R$ 40,00 por amostra.

EQUIPE

Profa. Dra. Lívia Godinho Temponi, Bióloga, Doutora em Ciências Biológicas (Botânica) - Coordenadora
Kamilla Zabotti, Agente Universitária
Ivone Granatta Wishocki, Agente Universitária
Assis Roberto Escher, Agente Universitário

CONTATO

UNIOESTE/Centro de Ciências Biológicas – CCBS, Campus de Cascavel
Rua Universitária, 2069 – Jd. Universitário, 85819-110
Cascavel – Paraná
Fone: 45 3220 7335
E-mail: herbariounop@gmail.com