LABORATÓRIO DE ESTRUTURAS E MATERIAIS DE ENGENHARIA – LEME

Image

O Laboratório de Estruturas e Materiais de Engenharia – LEME do Campus de Cascavel da Unioeste presta serviços para a comunidade externa desde novembro de 2009 quando foi aprovado o primeiro Projeto de Extensão de Prestação de Serviço.

Este projeto tem o objetivo de oferecer as Empresas e Profissionais de Engenharia Civil serviços de realização de ensaios laboratoriais de diversos materiais de construção civil.

O LEME atende anualmente uma média de 60 empresas, ensaiando uma média de 2500 amostras.

ATUAÇÃO

Ensaios de materiais CONCRETO: Resistência à compressão, resistência à tração na flexão, resistência à tração por compressão diametral, módulo de elasticidade. PEÇAS DE PAVIMENTAÇÃO (“paver”): resistência à compressão, análise dimensional, absorção. PEÇAS DE PAVIMENTAÇÃO DE CONCRETO DRENANTE: resistência à compressão, análise dimensional, coeficiente de permeabilidade. BLOCOS DE CONCRETO: resistência à compressão, análise dimensional, absorção, resistência à compressão de prismas com 2 ou 3 blocos. BLOCOS E TIJOLOS CERÂMICOS E DE SOLO CIMENTO: resistência à compressão, análise dimensional, absorção, resistência à compressão de prismas com 2 ou 3 blocos. TUBOS DE CONCRETO: resistência à compressão diametral de tubos de concreto com diâmetro de até 1500mm. TELHAS DE CONCRETO: resistência à flexão e absorção. AGREGADOS (areia natural, agregados britados): determinação do teor de material pulverulento, granulometria, massa unitária, massa específica, inchamento, teor de torrões em argila, matéria orgânica, abrasão Los Angeles, índice de forma. ARGAMASSA: resistência de aderência à tração (arrancamento) em obra e em laboratório, resistência à tração na flexão, resistência à compressão, retenção de água. CIMENTO PORTLAND: resistência à compressão. Outros ensaios podem ser realizados mediante disponibilidade de equipamentos no laboratório.

PROCEDIMENTOS ADOTADOS

Os ensaios são conduzidos de acordo com as normas nacionais ou internacionais, vigentes para cada tipo de material ensaiado, sendo realizados pelo técnico do laboratório, sob a supervisão do docente coordenador do projeto. Os resultados obtidos nos ensaios são fornecidos ao cliente através de relatórios técnicos, sempre verificados e assinados pelo coordenador do projeto. Para a emissão dos relatórios técnicos é necessário que o docente responsável esteja devidamente cadastrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – CREA-PR. Como parte da regularidade da prestação de serviço, mensalmente é recolhida uma Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, para o devido registro junto ao CREA-PR do exercício profissional realizado na atividade. Em função dos equipamentos disponíveis no laboratório e da capacitação técnica dos docentes envolvidos, o Laboratório tem uma relação dos tipos de ensaios que podem ser realizados. Nesta relação estão especificadas as quantidades de materiais que devem ser trazidas ao laboratório (tamanho da amostra) e o valor cobrado para cada ensaio e, normalmente o preço do ensaio é definido por unidade de material ensaiado. 

Os serviços são solicitados pelo cliente ao LEME, sendo preenchido, no momento da requisição do serviço, um formulário no qual são identificados os tipos de serviços a serem realizados, os docentes responsáveis, prazo para execução e custo.

A gestora dos recursos financeiros deste projeto é a FUNDEP – Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação, de forma que o pagamento dos serviços é feito pelo solicitante diretamente à essa Fundação, e o relatório técnico do serviço prestado é entregue ao solicitante somente após o pagamento do valor estipulado. 

EQUIPE

Profa. Dra. Giovanna Patrícia Gava Oyamada, Engenheira Civil – Coordenadora
Profa. Ms. Maria Vânia Nogueira do Nascimento Peres, Engenheira Civil
Técnico Maxer Antônio Rosa, Técnico em Edificações, Engenheiro Agrícola – Técnico do Laboratório

CONTATO

UNIOESTE Campus Cascavel
Prédio de Desenvolvimento de Protótipos – piso térreo.
Rua Universitária, 2069 – Jd. Universitário, 85.819-110
Cascavel – Paraná Telefone: 45 3220 7236
E-mail: leme.unioeste@gmail.com.